Por uma década o fotógrafo croata Bojan Mrđenović tira fotos de prédios vazios e muitas vezes esquecidos. São lugares que não aguentaram os transtornos rápidos que a Croácia já enfrentou. Os trabalhos servem para sugerir falha de um sistema econômico, interrompido por uma guerra e um capitalismo que nunca foi ajustado a situação atual dentro do pais.
Uma de suas séries aborda uma rede de lojas de departamentos falida, que tem o nome irônico de “Budučnost” (futuro). Tudo começou com uma foto no centro da pequena cidade de Pakrac, que fica na região de Eslavônia, a cerca de 80 km de Zagreb. A curiosidade levou ele a procurar outros lugares semelhantes.
No total, foram tiradas 54 fotos, algumas no verão, outros em climas mais tristes, reforçando a ideia de perda em detrimento da guerra e mudanças econômicas. Os prédios continuam a existir, mas são geralmente ignorados pela população atual. Ao ser questionado sobre o porquê da escolha por prédios abandonados, ele responde: são muito mais interessantes de se retratar do que pessoas.
Mais fotos e informações no artigo (em croata).