Nossa história começa a ser escrita nos anos 1950, com um pequeno grupo da segunda geração de croatas provenientes da Dalmácia, cujos pais vieram em sua maioria da ilha de Korčula, que decidiram se reunir para preservar as tradições croatas através da dança.
A partir da decada de 1960 o grupo ganha um maior impulso com chegada do casal Volga e Amador Šeman. Desde então, o grupo tem levado com alegria e leveza a riqueza da cultura croata, apresentando-se em festivais de dança no Brasil e fora dele.
Atualmente o grupo consiste desde jovens adolescentes até os mais veteranos.
O Grupo Jadran, cujo nome foi inspirado no Mar Adriático, tem por objetivo pesquisar e representar as diversas regiões da Croácia através da música e da dança étnica croata. Seu repertório inclui, desde Stari Splitski Plesovi (Danças Antigas de Split) um minueto cujos dançarinos se apresentam em trajes de gala, como se estivessem nos salões do Antigo Palácio de Diocleciano, até as mais marcadamente rurais como Prigorski Plesovi. Algumas reconstituem festas tradicionais, como Međimurska Pisana Nedelja, originária de Međimurije, e dançada na Páscoa e outras coreografias originais como Sjeverne Hvartski Igre, criada por Volga Šeman, que reúne um pout – pourri de danças do norte da Croácia.